13 de março de 2012 blogdicasSaúde
Bom dia, seguidores do PWF! Como estão?! Espero que bem e ansiosos por um post meu! Hehehheh! Desculpem a ausência, combinei com Ursula de que estaria com vocês todas as semanas, mas tive um compromisso (estudos -> concurso) que me mantiveram bastante atarefada. Mas, agora posso dar umas dicas de saúde para vocês! =]
Vamos lá! Aqui no Cariri está em temporada chuvosa e devido às mudanças de clima, vamos falar sobre Gripes e Resfriados.
O resfriado pode ser provocado por várias espécies de vírus, que afetam principalmente as vias aéreas superiores (nariz e garganta). Causa coriza, obstrução nasal e leve mal-estar.
A gripe provoca sintomas mais intensos e rápidos. É causada por um vírus específico, o Influenza, que sofre mutações (modificações) continuamente, impedindo que o organismo fique imunizado contra ele e evite novas infecções, como por exemplo no sarampo. Esse vírus faz com que nós tenhamos mal-estar, indisposição, febre, coriza, congestão nasal, tosse seca, dor de cabeça e de garganta, rouquidão e dor muscular.
Gripes e resfriados são contagiosos. A transmissão pelo ar, em ambientes fechados, principalmente no inverno.
PREVENIRAMENIZAR SINTOMAS
A alimentação não impede o ataque do vírus que causam gripe e resfriado, mas podem abrandar a infecção e propiciar rápida recuperação.
– Alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, acerola, alho, rabanete e pimentas, auxiliam a amenizar os sintomas, pois fortalecem o sistema imunológico (“os soldadinhos” que defendem nosso corpo! ;)) e combatem os radicais livres;
– Beber no mínimo oito copos de água por dia ajuda a manter as mucosas úmidas e facilita a eliminação do catarro;
– Os chás de alho, de gengibre ou de mel e limão e até leite com açúcar e canela aliviam a garganta, ajudam a descongestionar o nariz e o peito e facilitam o desprendimento do catarro;
– Mesmo com a falta de apetite, é preciso manter uma alimentação normal, para evitar a debilitação do organismo, bem como complicações, como a pneumonia.
OUTROS CUIDADOS
– Levar o lenço à boca e ao nariz ao espirrar, o uso de lenços de papel, é aconselhável;
– No caso de febre, não ingerir bebidas quentes;
– Não compartilhar roupas de uso pessoal, de cama, louças e talheres (Devem ser desinfetados em água fervente);
– E, claro, sempre busque atendimento médico.
Fonte: Guia Prático de Alimentação e Saúde de A a Z.
       Enfermagem Moderna – Sebastião Dodel dos santos.
Yana Camila
Enfermeira Especialista
COREN 257220
P.S.: NOVIDADES DO BLOG NA BARRA ROSA LATERAL(SORTEIOS)!

Você também vai gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comments

This error message is only visible to WordPress admins