2 de março de 2017 blog

Não é segredo para ninguém que o município de Guarujá tem se tornado um dos destinos litorâneos mais frequentados, não somente pelos paulistas, que estão a cerca de 100 quilômetros da região, mas também por brasileiros e turistas de todos os cantos. Internacionalmente, Guarujá é conhecido como a Pérola do Atlântico, uma vez que abriga belíssimas praias e atrativos naturais. Mas você sabia que, quando o assunto é Mata Atlântica, a região também tem sua influência?

Uma das áreas pouco conhecidas do Guarujá, na Ilha de Santo Amaro, é a Serra do Guararu, que foi considerada Área de Proteção Ambiental (APA) em 2012. Também conhecida como “Rabo do Dragão”, a Serra é um verdadeiro tesouro arqueológico, que ainda preserva uma das áreas intactas de Mata Atlântica no Estado de São Paulo, próximo à Rodovia Guarujá-Bertioga. Ali, há limitação no acesso de veículos e orientações ecológicas para visitar as praias, tudo em prol da sustentabilidade.


Um dos principais destaques da região é a praia de São Pedro, que possui ondas fortes e está rodeada de árvores da Mata Atlântica preservada. Seu acesso é controlado pelo condomínio local, da mesma forma que acontece com a praia de Iporanga, caracterizada por uma paisagem paradisíaca, mar um pouco mais calmo, mas águas igualmente limpas e claras. Ambas se tornam exemplos de comunidade sustentável. Ao conhecê-las, o turista claramente enxerga o grande valor da preservação.


Algumas outras pequenas praias no Guarujá oferecem um cenário repleto de vegetação de Mata Atlântica, como é o caso da isolada Saco do Major, de apenas 400 metros, e a praia Preta, que possui águas calmas e transparentes. Outra praia pouco conhecida e habitada principalmente por pescadores e caiçaras é a praia do Goés. Vale lembrar que, geralmente, o acesso a essas praias mais isoladas é feito por trilhas de nível moderado.


Além desses cenários escondidos em meio à Mata Atlântica no Guarujá, a praia do Guaiúba é mais uma com destaque no quesito natureza e preservação. Como uma das mais tranquilas do município, ela também conta com águas calmas e indicadas para banho e mergulho. Só de visitar o local, alcançamos aquela sensação única de paz que só a natureza preservada é capaz de oferecer.


E ainda para mostrar sua referência no assunto, em 2015, o Guarujá sediou a “3ª Semana da Mata Atlântica”, evento que reuniu representantes locais e de nove municípios da Baixada Santista, para apresentarem projetos e atividades voltados à sustentabilidade e preservação. O intuito foi entregar a mensagem principal “O homem envolvido pelo bioma Mata Atlântica”, mas, acima disso, influenciar em ações regionais que contribuíssem com a preservação de todo o bioma.
Sendo assim, sabemos o quanto é importante destacar o que a Mata Atlântica representa para o Brasil, uma vez que é nosso maior patrimônio natural, de valor único e grandioso para toda a sociedade. Por isso, é indicado que exista uma responsabilidade constante por parte dos municípios, para que cuidem desse bioma tão importante e pratiquem sempre a conscientização sobre a conservação ambiental. No Guarujá, passeios como ao Forte dos Andradas, às trilhas ecológicas e também o conhecimento da cultura local são essenciais para oferecer maior proximidade e, consequentemente, consciência dos visitantes com a natureza.

Gostou? Ficou interessado?? Deu aquela vontade de fugir? Acesse o site Roteiro de Turismo e tenha todas as informações sobre as pousadas em Guarujá: 

http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/guaruja/ 

Gostaram da dica de hoje queridinhas, espero que sim!

Me encontre e acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Facebook | Youtube | Twitter | Snapchat l: UrsulaPinkWoman

Você também vai gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This error message is only visible to WordPress admins